Thursday, February 16, 2006

Uma comunidade búlgara que vive na pequena cidade de Samora Correia e dança com orgulho horo nas festas populares portuguesas, promovendo o conhecimento do nosso folclore, entrou em contacto connosco recentemente.
Esperamos ansiosamente o contacto de outros compatriotas que vivem em Portugal.
Aqui está o que escrevem para nós:
Olá Bulgari,
escrevo-vos de Samora Correia. Aqui vivem perto de 30 búlgaros, 5 dos quais são crianças. Eu sou agrónoma, temos contabilista, coreografo, artistas e tudo para ser una comunidade unida. Reunimo-nos no Natal, Ano Novo e Páscoa. Temos gaiteiro e nos divertimos. A maioria é do Norte da Bulgária, da região de Russe. Participamos nos eventos culturais da cidade e devemos isto a nossa coreografa Veneta Rastashka que há 4 anos dança no rancho de Samora.
Cumprimentos, Ivanka Ivanova
A Sra. Rastаshka escreve para a Associação:
Em Outubro de 2005 em Samora Coreia foi criado grupo folclórico de dança e tradições búlgaras “Rosa Búlgara”. A Câmara Municipal forneceu sala de ensaios disponível uma vez por semana.
A estreia do grupo foi no dia 11 de Novembro, com
participação nas festas de São Martino, realizadas pela Câmara Municipal de Samora Correia. Os búlgaros despertaram o interesse e o grupo recebeu convite de participação em outra festa local duas semanas mais tarde.
O grupo esta aberto para todos os entusiastas e admiradores do folclore búlgaro.

4 Comments:

Blogger Carla Fernandes said...

Sou professora de dança e gostava de poder ensinar aos meus alunos danças de outros países. Eles fazem folclore português e têm alguma relutância
em aprender outro tipo de danças. Eu penso que a riqueza de um país não está apenas nas sua tradições e na sua história,
mas também na diversidade de culturas. A dança é uma boa forma de se aprender a ser mais tolerante para com outros povos. Vivo numa cidade interior
e tenho dificuldade em deslocar-me para aprender outras danças e gostava de poder levar os meus alunos mais longe, de levá-los a outras terras,
de os pôr a conviver com outras culturas. Isto porque eles gostam muito de passear e de conviver. Tenho agora uma aluna búlgara que me vai ensinar
uma dança.Gostava de os levar por aí a dançar para outras pessoas. O que sentiriam se vissem um grupo de
jovens com cerca de 60 anos, a dançar ao som da música da vossa terra? Eu gostava de poder ter contacto com imigrantes de diversos países, para além de búlgaros. E se alguém que esteja aí a ler isto que estou a escrever, me ajudar a tomar contacto com outras culturas, para nos unirmos e mostrarmos
por este país que os imigrantes também têm muito para mostrar? Podíamos formar um grupo de danças mais ou menos internacionais e partir por aí
fora a dançar, não podíamos?

8:07 AM  
Blogger Mury said...

Cara Sra,
Ficamos contentes por ouvir das suas iniciativas e do interesse no folklore búlgaro cujas danças e cantos são não apenas mundialmente conhecidos mas muito bonitos também. Não nos deu muita informação relativamente a onde se encontra (uma cidade no interior). Se quiser escreva-me mais para bulgari2005@portugalmail.pt.
O grupo de folkore "Rosa Búlgara" de Samora Correia já actuou muitas vezes em festas locais e em várias festas da Associação. Quer entrar em contacto com eles? São muito simpáticos.
Eu pessoalmente adorava ver grupo de qualquer idade, sexo ou raça a dançar ao som da musica búlgara. Assim como adoro ouvir um estrangeiro a falar búlgaro e, acredite, conheço alguns portugueses que sabem falar.
Organizam-se festas de imigrantes, pelo menos aqui, em Lisboa, e é realmente emocionante ver o entusiasmo com que as pessoas apresentam as tradições dos seus países. Mas sabe o que é que mais admiro? A iniciativa dessas pessoas em unir-se, organizar-se e trabalhar em nome de algo que lhes dá prazer, identificação, na tentativa também de apresentar as culturas das suas terras.

2:17 AM  
Blogger Carla Fernandes said...

Fico muito contente por me ter respondido. Eu sou de Tomar e trabalho num projecto que se chama "Viver em Movimento". Este projecto dirige-se a pessoas com idade superior a 50 anos e tem como objectivo incentivar a prática de actividade física entre os idosos, (para além de outros objectivos). Este projecto é dinamizado pela divisão de Desporto da Câmara Municipal de Tomar. Sim, gostava de ter o contacto do grupo "Rosa Búlgara". Vou então enviar-lhe um e-mail para mais facilmente nos contactarmos.

10:24 AM  
Anonymous Marlene said...

Olá, sou Alemã que vive em Lisboa e desde outono de 2011 organizo aulas/encontros de danças búlgaras! gostaria muito de entrar em contacto com você e também com o grupo Rosa Bulgária, como vejo que temos todos o mesmo motivo - entusiasmo pela dança e música búlgara. Acho que amadora é a expressão correta. Neste momento encontramo-nos para dançar no Centro Cultural de Carnide (link ao pé do meu nome), por exemplo já no próximo sábado 11/02/2012 às 18h. Até já!

8:17 PM  

Post a Comment

<< Home

Publipt - Publicidade na Internet